sábado, 25 de abril de 2009

Como controlar as finanças

Sugestão do dia para aquelas que têm dificuldades em controlar as finanças do seu lar:

1- Listar todas as entradas previstas de dinheiro no mês.

2- Listar todas as saídas previstas de dinheiro no mês.

3- Manter sempre uma Poupança em movimento, nem que seja colocando R$ 10,00 ao mês.

4- Carro velho tem que ser vendido e jamais mantido (custa mais caro que filho em idade escolar).

5- Se possível, abrir uma previdência privada para cada membro da família. O custo costuma ser um pouco maior do que o INSS.

6- Evitar os shoppings em épocas de vacas magras.

7- Pagar tudo à vista sempre que puder. Prestações somente para despesas inadiáveis e sem juros (mesmo sabendo que estes estão embutidos em tudo que é a prestação).

8- Comprar somente o que for consumir durante poucos dias. Nada de encher a geladeira de guloseimas que só servem para consumir mais energia e acabam indo para o lixo por serem supérfluas.

9-Separar as frutas da estação já picadas em saquinhos do tipo zip lock, tirando o ar e deixando na geladeira para que não estraguem.

10- Comprar sapatos e roupas de boa qualidade poucas vezes por ano. Evitar comprar roupas, sapatos, bolsas baratos o tempo todo.

11- Cozinhar em casa, evitando restaurantes, deixando os mesmos somente para comemorações e finais de semana eventuais.

12- Procurar diversões ao ar livre e grátis, como parquinhos, caminhadas, praias e uma sessão de DVDs em casa com toda a família, visitas a parentes próximos levando lanchinho ou refrigerantes, piqueniques com a família com frutas e sanduíches.

13- Jamais pegar empréstimos sejam eles bancários, familiares, etc...

14- Procurar uma outra atividade remunerada paralela à que exerce profissionalmente, que não seja tão absorvente quanto, para os dias mais difíceis.

15- Priorizar sempre a família e a qualidade da sua companhia, ao invés de priorizar compras e passeios. A ansiedade por compras pode estar ligada a alguma insatisfação pessoal e pode se tranformar em vício. Quando isso acontece, é necessário procurar um terapeuta para orientar.

16- Dizer não aos filhos sem se sentir culpada.

Um comentário:

  1. Olá! Achei você através da ARTEMELZA, amei o seu espaço muito legal!!! Sou agora sua mais nova seguidora. Um grande Beijo e fica com Deus!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...