domingo, 23 de junho de 2013

Pudim de Tapioca


 Olá, pessoal.
Esta receita vi ontem na TV e resolvi experimentar no mesmo dia, pois havia convidado umas amigas pra tomar o chá das 5 comigo, com direito a cafezinho, pudim, torradas temperadas, biscoitinhos temperados, pãozinho de sal da padaria, leite e doce de laranja da terra. Só não teve chá porque ninguém quis.
Cá pra nós, não foi somente a imagem que saiu boa, mas o sabor, nham, estava uma delícia.
Vamos aos ingredientes?
Anotem aí.






Ingredientes para o pudim de tapioca como na TV.
- 250 grs de polvilho (pode ser azedo ou doce)
- 2 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 1 litro de leite
- 150 grs de coco ralado
- 2 xícaras de açúcar

Modo de fazer:
Numa forma redonda de pudim (daquelas com o buraco no meio), coloque um pouco de água em toda a volta e não seque, tomando cuidado em deixar um pouquinho da água no fundo da forma. Este é um detalhe importante que não pode ser esquecido.
Leve 1 xícara de açúcar ao fogo baixo e deixe caramelizar sem queimar. Com uma luva e um pano que proteja bem as suas mãos, faça com que a calda formada pelo açúcar derretido grude em toda a superfície da forma. Se puder usar uma espátula de silicone para ir espalhando de forma uniforme, melhor ainda.
Deixe a calda esfriando e passe a fazer a massa do pudim, da seguinte maneira:
Coloque numa tigela grande de plástico ou alumínio, o litro inteiro de leite, o leite condensado, os ovos, o creme de leite, o leite de coco e os ovos. Bata bem, de preferência com uma batedeira ou com aquele batedor de ovos, até os ovos desmancharem.
Acrescente o coco ralado, 1 xícara de açúcar, e continue batendo. Logo após, vá acrescentando o polvilho aos poucos e mexendo com uma colher até ele se unir à massa. Misture bem sem deixar embolar.
Coloque numa panela em fogo baixo e comece a mexer a massa com bastante cuidado sempre pra não embolar. O objetivo é fazer um mingau liso, homogênio e delicado com este processo.
Assim que você perceber que a massa está começando a ficar colando no fundo da panela, desligue o fogo e continue mexendo. Observe se não embolou nada e coloque a massa na forma já caramelizada.
Ligue o forno em temperatura média. Pegue um tabuleiro com água quase até a metade e coloque no forno, para poder colocar dentro a forma com o pudim e assim, assar em banho-maria por 30 minutos mais ou menos.
Verifique com um palito ou uma faca fina se a massa está quase seca e douradinha por cima. Desligue o forno, retire e deixe esfriar.
O recomendado é colocar na geladeira depois de frio e esperar até o dia seguinte para servir. A calda estará maravilhosa e o pudim bem firme.
No entanto, como eu tinha convidadas pra logo depois de assar o pudim, não esperamos e o resultado foi o da foto.
Só fotografei depois que lembrei, por isso, já tinham sido comidas umas duas fatias :)

Fonte: Jornal da tarde numa estação de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...