sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Nacional do Alzheimer

Dia Nacional do Alzheimer


Hoje é o Dia Nacional de Alzheimer.
Veja no esquema ao lado, os sintomas que vão desde a fase inicial, intermediária até a fase mais grave desta doença que pode ser identificada desde o início.












O mais importante é a família ou as pessoas que vivem com as pessoas que estão apresentando esses sintomas ( é o caso de 10% da população acima de 65 anos), detectarem o quanto antes para melhorar a qualidade de vida do paciente.
O avanço rápido da doença pode ser inibido e tratado, dizem os médicos especialistas.
Eu mesma tenho minha mãe de 83 anos, vivendo comigo, e estou sempre atenta a estes sintomas. Além disso, o que mais procuro é dar a ela a melhor qualidade de vida possível, dentro dos limites que ela já apresenta.
Não gosto muito de viver em consultórios médicos, pesquisando daqui e dali, porque senão vamos encontrar. Mas se surge algo que nos chama mais a atenção, imediatamente marco consulta com nossa médica de confiança da família e levo ela lá, onde ela se sente super segura em conversar e até mesmo jogar conversa fora por alguns minutos. Assim, a nossa médica  consegue avaliar bem seu estado e prescrever algum medicamento necessário ou encaminhar para algum especialista.
Atualmente saimos da nossa casa com escadas e mudamos para um apartamento térreo, principalmente por causa dela. Todo o cuidado é pouco nesta idade e vou vendo aqui e ali onde podemos colocar mais segurança ao redor dela.
Esta semana compramos aquela fita adesiva que cola dos dois lados e prendemos todos os tapetes da casa, evitando tropeços perigosos. Dei a ela uma bengala (embora ela ainda caminhe bem) para momentos em que vamos a algum lugar e ela se sinta insegura ao caminhar, porque neste país o que mais vemos é buracos por toda a parte.
Procurem, de todo jeito, compreender, ter paciência, amparar o idoso da sua família. Lembre-se que um dia você será exatamente assim. Preciso falar mais?
Maiores informações sobre a Doença de Alzheimer: http://www.tuasaude.com/alzheimer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...