quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Limpeza do cólon


COMO LIMPAR O SEU CÓLON NATURALMENTE

O cólon, também chamado de intestino grosso, se encontra no final do sistema digestório. Cumpre, entre outras, a função de eliminar as fezes, mas também está relacionado ao nosso sistema imunológico. Para evitar doenças do cólon (câncer colorretal, pólipos, colite, diverticulite, cólon irritável, etc.) e muitas outras que podem se derivar dessas, apresentamos os alimentos mais adequados para manter o cólon saudável.

ALIMENTOS RICOS EM FIBRA



Quando pensamos em alimentos saudáveis para o intestino a primeira ideia que nos vem à cabeça é a fibra. Mas somente a fibra não é o suficiente, além disso, devem-se evitar os alimentos refinados. É importante consumir os alimentos que contenham a fibra naturalmente, e não os que a tenham adicionada artificialmente.

Hoje em dia, por exemplo, o pão integral não costuma ser feito com farinha integral e sim com farinha branca e depois se adiciona o farelo. Por isso é melhor escolher sempre os alimentos com fibra e os menos processados possíveis.

ENCONTRAMOS FIBRA NOS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL:

Frutas frescas
Verduras e hortaliças
Legumes
Frutos secos
Cereal integral: pão, grãos (arroz, milho miúdo, quinoa, trigo) e macarrão

ÁGUA

Quando aumentamos o consumo de fibras em nossa dieta é importante aumentar também o consumo de água entre as refeições, pois já nos primeiros dias é possível notar uma maior obstipação intestinal pela falta de líquidos.

É recomendado beber pelo menos de 6 a 10 copos de água por dia. A quantidade de água que necessitamos depende de nossa idade, se realizamos exercícios físicos e da temperatura do ambiente.

Algumas doenças dos rins ou insuficiências cardíacas congestivas também podem influenciar na quantidade de água consumida. Neste caso recomendamos consultar o médico. 

CÁLCIO

Alguns estudos demonstram que o cálcio ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon e do recto. Para uma melhor assimilação, é importante busca-lo em alimentos que o contenham de maneira natural e evitar todos aqueles que se apresentem como “enriquecidos com cálcio”. 

Encontramos cálcio nos seguintes alimentos:

Gergelim (em sementes, em pasta, em óleo, em gomásio)
Folhas verdes (espinafre, acelga, brócolos, couves, agrião,etc)
Salmão
Sardinhas
Amêndoas (em grão, líquida)

VITAMINA D

Sempre que citamos o cálcio faremos também referência a vitamina D, já que esta é imprescindível para assimilação do cálcio. Além disso, a vitamina D ajuda a prevenir o câncer de cólon e de recto.

O corpo produz a vitamina D quando expomos nossa pele diretamente ao sol. Por isso, a vitamina D pode ser denominada de “a luz do sol”. A exposição ao sol deve ser feita com responsabilidade, em minutos breves durante o período da manhã e ao entardecer.

Alguns alimentos que contem vitamina D:

Salmão
Peixe cavala
Sardinhas
Ovos

Se você vive em uma zona pouco ensolarada durante todo o ano, é recomendado tomar cápsulas de vitamina D como suplemento durante as temporadas.

ÁCIDO FÓLICO

O ácido fólico (vitamina B9) ajuda o organismo a criar novas células, reduz o risco de câncer de cólon e é imprescindível durante a gravidez. 

O Ácido fólico Pode ser encontrado em:

Folhas verdes (acelga, brócolis, espinafre)
Aspargos
Ervilhas
Lentilhas
Grão-de-bico
Morango
Laranja
Mamão

MAGNÉSIO

O magnésio é utilizado para tratar de problemas digestivos associados ao trânsito intestinal, como o cólon irritável e também ajuda a reduzir o risco de câncer. 

IMPORTANTE:Consumir alimentos ricos em magnésio diariamente:

Cacau
Sementes de abóbora
Linhaça
Sementes de girassol
Amêndoas
Caju
Castanha-do-pará
Feijão branco
Ervilhas
Folhas verdes

! Também podemos tomar um suplemento de cloreto de magnésio ou citrato de magnésio durante dois ou três meses.


CUIDADO COM CARNES VERMELHAS E ALIMENTOS PROCESSADOS

Para nossa saúde intestinal devemos levar em conta alguns alimentos que não são benéficos, pois geram apodrecimentos que se depositam no intestino e uma grande quantidade deles pode nos intoxicar.

Este é o caso das carnes vermelhas e processadas. A melhor saída é optar por carne de frango, peixe, ovos e legumes. Estes alimentos proverão a proteína e a energia necessária para nosso organismo.

CUIDADO COM LEITE E LACTICÍNIOS DE ORIGEM ANIMAL

Se você sofre com o cólon irritável evite, além das carnes vermelhas, o leite e seus derivados. Você pode fazer o teste durante um mês e depois voltar a incorporá-los em sua dieta. Se o seu intestino não os tolerar bem vai reagir imediatamente.

Recomenda-se também tomar bebidas e leites vegetais durante esse período.

Informação: melhorcomsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...