sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fibromialgia

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma doença dolorosa, não inflamatória, caracterizada por queixas de dor músculo-esquelética difusa (dor em vários músculos, tendões e articulações incluindo a coluna vertebral).
Os pontos mais sensíveis à dor são:
* Nuca
* Lateral do Pescoço
* Musculatura entre o pescoço e o ombro
* Ombro
* Segunda costela
* Cotovelo
* Nádegas
* Quadril
* Joelhos

Estudos mostram que 2% a 5% da população apresentam Fibromialgia, dos quais 80-90% são do sexo feminino, com idade entre 30 e 60 anos. A Fibromialgia é atualmente uma das principais síndromes avaliadas e tratadas pelo reumatologista. A Fibromialgia também é comum entre as crianças, embora ainda não tenha sido determinada a prevalência nessa população.
Como a Fibromialgia se manifesta?
O principal sintoma da fibromialgia é a dor e o desconforto muscular, cuja intensidade varia de moderada a forte. Esta dor tem início em uma região, particularmente nos ombros e no pescoço, tornando-se generalizada depois de um certo tempo. Além da dor, outros sintomas podem ocorrer:
* Cansaço
* Fadiga inexplicável 
* Tristeza
* Depressão
* Dificuldade de concentração, palpitação. Sono não reparador (despertar casado, como se não tivesse dormido).
* Dor de Cabeça do tipo Tensional ou Enxaqueca
* Disfunção na Articulação Temporo Mandibular (articulação que faz a abertura da boca, levando a dores de cabeça, na face e na coluna cervical)
* Períodos de diarréia ou prisão de ventre, sintomas gástricos como dor abdominal e dificuldade de digestão
* Aumento na frequência para urinar, na ausência de infecção urinária
* Fenômeno de Raynaud (mãos pálidas, seguidas por rouxidão e vermelhidão)
* Sensibilidade ao frio, sensação de formigamento em mãos e pés
* Tonteira
* Edema subjetivo de partes moles (sensação das mãos edemaciadas/engrossadas)
* Rigidez no corpo, particularmente ao levantar após períodos de repouso prolongado ou mudanças no clima.

Alguns pacientes são capazes de identificar alguns fatores que desencadeiam ou agravam o seu quadro doloroso. Os mais frequentes são:
Viroses, traumas físicos ( quedas, acidentes automobilísticos, etc), traumas emocionais ( divórcios, morte, perdas ou doença na família), mudanças climáticas, sedentarismo e ansiedade. Por não aparentar sinais objetivos, as pessoas que convivem com estas pacientes duvidam das queixas ou da intensidade dos sintomas, fazendo com que a pessoa que tenha Fibromialgia sinta-se afastada e desacreditada, piorando ainda mais o seu quadro de dor.

Existe algum exame laboratorial específico para o diagnóstico de fibromialgia?
Não. Os exames laboratoriais, em geral, são normais. O diagnóstico da Fibromialgia é principalmente clinico e deve ser feito pelo reumatologista que está familiarizado com a doença.

A Fibromialgia pode coexistir com outras doenças reumáticas?
Pode. A presença de ooutras doenças associadas, não exclui o diagnóstico de Fibromialgia, que pode estar associada à Tendinite, Bursite, Artrose, Artrite Reumatóide, Lombalgia, .Cervicalgia, Lúpus Eritematoso sistêmico,Síndrome de Sjogren.

A Fibromialgia é uma doença psiquiátrica?
Não. A fibromialgia não é uma condição psiquiátrica primária e, por vezes, não se observam fatores psicológicos no seu desencadeamento e desenvolvimento. Todavia, 25% das pacientes apresentam depressão no momento do diagnóstico e 50%, tem histórico de depressão.

Fibromialgia e Distúrbios do Sono
Cerca de 70-80% das pessoas com Fibromialgia, se queixam de ter um sono de má qualidade, queixando-se de, ao se levantarem, sentirem-se mais cansadas do que ao se deitar, piorando a dor nos dias mal dormidos. O sono não reparador está relacionado com a dor musculoesquelética. Quando há distúrbios do sono, frequentemente estas pessoas se queixam que dormem mal, acordam cansadas e com dor.

Qual é a causa da Fribromialgia?
A causa da Fibromialgia ainda não está completamente elucidada. Porém diversos estudos demonstram que os sintomas da Fibromialgia devem ser decorrentes das alterações nos mecanismos de modulação da dor, que ocorrem no sistema nervoso central de pessoas geneticamente predispostas como consequência de diferentes estímulos recebidos.

Como tratar a Fibromialgia?
O tratamento da Frbromialgia tem por objetivo:
* Acabar com a dor
* Melhorar os distúrbios do sono.
* Melhorar os distúrbios do humor.
* Melhorar a qualidade de vida.

O tratamento deivide-se em:
Medicamentoso e não medicamentoso. O tratamento  medicamentoso feito isoladamente apresenta resultados frustrantes. Não existe uma "pílula mágica". O tratamento deve ser individualizado e com uma correta associação de medicamentos. As medicações mais utilizadas são as substâncias que agem sobre a serotonina, promovendo a melhora do sono e da dor.
Para o tratamento da depressão pode-se utilizar os inibidores  de recaptação de serotonina e os relaxantes musculares. Os ansiol'ticos podem ser utilizados para o tratamento quando há ansiedade e espasmos musculares. A mesoterapia é também utilizada com bons resultados.
O tratamento não medicamentoso é fundamental e inicia-se pelo esclarecimento e entendimento da doença, enfatizando que a fibromialgia é uma doença real, não imaginária e que não deforma.

É fundamental a realização de exercícios orientados como: Ginástica Corretiva, RPG, Pilates e especialmente a Hidroterapia. É iimportante melhorar o condicionamento físico lenta e progressivamente, melhorando a auto-estima.


Estas informações foram retiradas de um prospecto do CREB       
 ( Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo) 
Rua Voluntários da Pátria, 408 - Botafogo.
Telefone: (21) 3182-8282
Todos os convênios - Estacionamento no local
www.crebe.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...