terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças.

Dia 12 de outrubro é o dia em que se comemora o dia das crianças no Brasil.
Como você planejou passar este dia com suas crianças queridas?
Eles podem ser seus filhos, alunos, sobrinhos, filhos de amigos, de vizinhos, não importa. São as crianças com as quais você se relaciona vez por outra ou todos os dias, não é mesmo?
Você já prestou atenção de que o universo da criança é bem diferente do nosso universo de adultos?
Eu costumo tomar conta de uma sobrinha querida de 5 anos. A Aninha é uma criança linda, inteligente, levada, brincalhona, alegre e está sempre querendo ficar comigo. Por que será?
Acho que em primeiro lugar, a criança quer atenção ( quem não quer?).
Depois ela quer que você esteja ali pertinho para ouví-la e entendê-la.
Não adianta querer lidar com uma criança como se fosse um adulto ou um boneco. Ela é gente pequena, com ideias bem diferentes das suas sobre o mundo que a cerca.
Então, só para dar algumas dicas porque não sou psicóloga nem nada, apenas uma senhora com alguma experiência de vida, vamos ver o que elas mais querem?
1- Carinho....isso é fundamental. Toque físico, cafuné, beijinho e abraços. Nada de apertos e beliscões chatos, por favor.
2 - Brincar.....criança só pensa em brincar, então separe alguns minutos para brincar realmente com ela.
3 - Comer coisas gostosas....então vamos fazer desse momento, uma festa completa. Prepare massas com ela, peça ajuda para colocar a mesa, peça para buscar flores para enfeitar a mesa. Invente, crie.
4 - Liberdade............a liberdade é no sentido de não somente ficar direcionando as brincadeiras, mas sim, entrar nas brincadeiras dela. Ajudar a desenvolver suas criatividades, suas ideias, suas fantasias saudáveis.
5 - Passear........leve para dar uma volta, leve ao mercado e deixe escolher algumas frutas e vá ensinando a comprar coisas saudáveis e úteis pra sua vida.
6 - Limite...........toda criança quer limite, sabia? Ela precisa disso. No momento em que você disser que está na hora de descansar, ela vai ter que compreender que a brincadeira acabou e agora é outro momento. Que depois disso, vai ter mais brincadeiras, passeios, etc....elas não têm noção de tempo, então é só dizer....agora é isso e colocar em prática mesmo. Nada de voltar atrás. Manter a palavra, com carinho e amor, delicadeza.
7 - Hora do banho...........elas amam tomar banho....com bonecas fazendo shampoo, sabonetes, etc...carrinhos e bichinhos....Deixem elas brincarem no banho. Que mal faz?
8 - Hora de estudar...........sente-se com ela e incentive, mas não faça o dever para ela...apenas conduza ao estudo dando meios, como internet, livros, cds ilustrativos.
9 - Escola...........hora de dizer que vai encontrar os amiguinhos, que vai brincar, que vai descobrir mil e uma novidades, que vai sair de lá mais esperto e sábio.
10 - Hora de estar com a família toda.....geralmente nas refeições, ensine a orar antes de comer, ensine a lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes após as mesmas.
Claro que tudo isso você já sabia, já viu na tv e nada é novidade. Mas me diga sinceramente? Você realmente coloca em prática isso tudo aí?
Faça uma revisão no seu dia a dia e mude algumas coisas que não pratica ainda. Vai ver os resultados positivos logo, logo. Criança não é difícil de lidar. Nós, adultos, é que somos muito esquisitos para elas, isso sim. Afinal, elas só querem ser amadas e nós esquecemos como é que se faz para amar.

O brinquedo que você deu ao seu querido hoje, pode ser complementado com um abraço de 5 minutos?
Um beijo em todos os pais, mães, crianças do mundo todo.
Betty

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...