sexta-feira, 22 de maio de 2009

Receitas Legais - Churrasco de forno

Compre uma peça de maminha de alcatra de aproximadamente 1,5 kg. Procure cuidadosamente por um tipo de "olho"que é uma espécie de quisto de gordura pequeno que fica em alguma parte desta peça, e retire-o com uma ponta de faca bem afiada.
Lave rapidamente a peça toda e verifique se há excesso de uma pele transparente, e retire-a também. Depois pegue a parte onde tem uma gordura mais grossa e fure bem esta parte com a ponta da faca. Faça vários furos para penetrar o sal.
Coloque a carne num tabuleiro grande, untado com duas colheres de óleo de soja. Pegue 3 colheres de sopa de sal grosso espalhe bem pela carne toda. Coloque no forno pré-aquecido para assar por 40 minutos, com a parte da gordura da carne virada para cima.
Após os 40 minutos, vire a carne e deixe por mais 20 minutos. Espete e veja se ainda sai líquido da carne. Se sim, está na hora de tirar.
Para quem gosta de carne bem passada, pode deixar por mais 10 minutos, mas cuidado para não ressecar a carne. Um dos truques para não perder a maciez da carne, é retirá-la do tabuleiro, envolver em papel alumínio e voltar para o forno com ela os 10 minutos a mais, para assim, ela assar mais e não perder o líquido.
Antes de servir, raspe todo o sal da carne e não aproveite o caldo que ficar no tabuleiro. É super importante não aproveitar o sal do tempero e retirá-lo completamente.




Reserve a carne numa travessa coberta por papel alumínio.
Prepare o molho que vai acompanhar o churrasco de forno.
- 1 cebola grande bem picadinha
- 4 tomates sem caroço bem picadinhos
- 1 pimentão verde bem picadinho
- salsa e cebolinha picados
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1 limão espremido
- 4 colheres de sopa de azeite bom
- 3 colheres de sopa de água filtrada
- sal a gosto
- 1 colher de sopa de orégano
Misture todos os ingredientes.
Sirva com uma farofa de ovos e arroz fresquinho
Farofa de ovos:
- 1/2 kg de farinha de mandioca torrada
- 4 ovos mexidos
- 2 colheres de sopa de azeite bom
- sal a gosto

Frite os ovos no azeite, coloque a farinha e vá mexendo com fogo baixo até misturar bem, depois coloque o sal que pode ser uma ou duas colherinhas de café.

Arroz fresquinho:
Lave bem duas xícaras cheias de arroz agulinha
Pegue 1/2 litro de água e deixe ferver, coloque uma colher de azeite e sal a gosto. 
Assim que a água ferver e já tiver colocado o azeite e o sal, coloque o arroz e deixe o fogo bem baixo com a tampa meio destampada.
Em menos de 10 minutos, vc desliga o fogo e tampe completamente a panela.
Depois que terminar de colocar a mesa, os pratos, talheres e os copos, vá até a panela de arroz, mexa com garfo soltando-o completamente da panela e verifique se está macio. Se não estiver, coloque meio copo de água e ligue o fogo baixinho novamente com a tampa bem fechada.
Deixe por 5 minutos e retire do fogo.
Sirva a seguir.

Para mais idéias, entrem neste site que encontrei por acaso, pesquisando na net:
Enjoy them.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...