segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pés Saudáveis e uma melhor qualidade de vida

A saúde dos seus pés começa na escolha correta do calçado, que deve ser confortável, prático e adaptar-se bem aos pés. É fundamental que o calçado tenha a forma dos pés e não que os pés se deformem para caber dentro dele. E é muito importante que essa escolha seja orientada por um médico especialista.
Principais sinais e sintomas:
Sinais de alerta avisam ser necessário procurar um especialista para identificar o problema no pé e iniciar o tratamento adequado. São eles:
* dor localizada
*dor irradiada para perna ou joelho
*queimação
*dormência/formigamento
*calosidades
Principais doenças nos pés:
*Joanete/Hálux Valgo: o Joanete é uma saliência que surge próxima à base do grande dedo do pé (hálux). A deformidade se inicia sempre que o grande dedo (hálux) é empurrado.
*Pé chato (plano): os pés chatos ou planos são aqueles nos quais despareceu o arco plantar que caracteriza o pé humano normal.
*Fascite Platar/Esporão Calcâneo: tem como uma das causas microtraumas repetidos na fáscia na tuberosidade plantar medial do calcâneo.
*Pé diabético: as alterações causadas pelo diabetes podem se refletir no pé, com diminuição da sensibilidade, cuasando traumas e degeneração articular importante.
*Pé reumatóide: as doenças reumáticas podem ser a causa de deformidades e incapacidade nos pés. Dentre elas, a mais comum é a artrite reumatóide, sendo o pé e o tornozelo os locais afetados em cerca de 20% dos pacientes com a doença.
*Lesões nas unhas: a função principal das unhas é aumentar a resistência das pontas dos dedos. E garantir proteção a uma região que tem mais chance de receber traumatismos. Grande número dos problemas nas unhas resulta do trauma e da compressão que se aplica sobre elas.
*Entorses; uma entorse pode ocasionar lesãode ligamentos,fato que pode causar instabilidade articular crônica, por vezes impedindo o uso de saltos e mesmo a prática desportiva.
*Neuroma de Morton:é um tumor benigno de origem neuronal, que causa dor limitante, queimação e choque no pé.

Como diagnosticar as doenças:
A  consulta com o médico especialista é o primeiro passo para um diagnóstico correto. As dores nos pés podem ter origem em outras articulações ou ter repercussões sobre elas. Portanto, a história clínica e exame físico abrangente são fundamentais. Na maioria das vezes, é necessário a complementação com imagens para o diagnóstico preciso. No CREB, você conta com os seguintes exames de imagens:
*Raio X digital - permite a avaliação da estrutura óssea, com melhor qualidade da imagem.
*Ultrassonografia - avvalia os "tecidos moles", ou seja, músculos, tendões, ligamentos, cistos e calosidades.
*Baropodometria dinâmica - exame moderno e de alta sensibilidade, avalia os tipos e vícios de pisada. Realizada através da análise das pressões em diferentes áreas do pé, captadas por uma plataforma de força durante a marcha. Auxilia na escolha de tênis e sapatos, correção de vícios de pisada e prescrição de palmilhas.

Como prevenir as doenças:
As calosidades, deformidades e feridas nos pés normalmente são consequência da má distribuição de carga nos membros inferiores,utilização de sapatos inapropriados para a marcha e atividades físicas ou devido à doenças metabólicas (diabetes, por exemplo) ou reumatológicas (artrite rumatóide). Dores no tornozelho, joelho e no quadril podem ter relação com a forma de apoiar o pé no chão, parado, andando ou correndo. A equipe médica do CREB , procura identificar o problema e orientar as medidas preventivas. A utilização do calçado correto ou a produçãode uma palilha especifica para cada pé favorecem melhores resultados na performance esportiva, além de conforto, alívio das dores e bem estar.

Como tratar as doenças:
O tratamento deve sser abrangente, podendo incluir medicamentos, órteses (palmilhas), reabilitação física, entre as quais fisioterapia, acupuntura e hidroterapia. A TOC - Terapia por Ondas de Choque - também disponível no CREB, auxilia no tratamento de inúmeros problemas nos pés. Utilizado principalmente nas tendinites e fascite plantar, resolve até 85% dos problemas que os tratamentos convencionais não resolvem, podendo evitar a necessidade de cirurgia.
Fonte: Prospecto recebido no CREB.

Eu fiz tratamento (TOC) no CREB para fascite plantar e estou bastante satisfeita com o resultado. Por isso, indico às amigas e amigos deste blog.
O médico fisiatra que me atendeu no tratamento de TOC, foi o Dr. Antonio (não sei o sobrenome dele, infelizmente).
Você pode procurar também o médico reumatologista Dr. Mendel Finkielman, que vai avaliar qual a sua necessidade e direcionar para o tratamento adequado ao seu caso.
Endereço do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo:
Rua Voluntários da Pátria, 408 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.270-010 - Brasil
Telefone: (21) 3182-8282 Fax: (21) 2286-0870
www.creb.com.br
email: creb@creb.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...