terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Cegueira Espiritual

Primeira postagem:

"Mãe, Deus fala!!!"
Essa foi a frase que minha filha disse para mim, assim que voltou de um culto evangélico há 16 anos atrás (ela tinha 13 anos de idade).
Eu reagi imediatamente, rindo e falei: claro, Ele fala, mas não fala com uma voz audível.
E ela: fala sim. Ele usa as pessoas para falar conosco.
E eu: Bem, se você acha isso, tudo bem, mas é um pouco complicado isso acontecer, né?
Ela: Nãaaaaaooo. Deus usou duas pessoas hoje na Igreja para falar com todos nós. Que lindo, mãe. Nunca imaginei isso.
Eu: tudo bem, se você diz que fala, então fala. Mas pensei com os meus botões....tadinha, fizeram lavagem cerebral nela, logo no primeiro dia. Afffff......
Desse dia em diante, não conversei mais com ela a respeito do assunto e deixei que ela mesma fosse analisando com o tempo.
Passaram-se dois anos, e ela sempre frequentando a igreja e eu apenas levando-a até a porta e depois buscando no final do culto.
Um belo dia, ela me convida para assistir a um culto que seria mais prolongado (ao qual chamamos de vigília).
Eu resolvi ir, porque ela me informou que, normalmente, em vigílias, por ter muita oração, adoração, louvor, depoimentos de cura, pregação da Palavra de Deus, batismo com o Espírito Santo, etc....seria muito bom se eu fosse para compreender do que se tratava.
Pois bem, neste dia ( já em 1995) eu me sentei no banco atrás do da minha filha e fiquei assistindo a tudo com muita descrença. Sou, naturalmente, observadora e desconfiada. Não vou logo aceitando tudo numa boa, pois sei dos charlatanismos que rolam pelo mundo há muito tempo. Além disso, leio muito, procuro investigar, tirar dúvidas aqui e ali, converso com pessoas cultas, e sempre vou a fundo nos assuntos dos quais duvido.
Minha família sempre foi de origem católica, mas meus pais enveredaram pelo caminho da umbanda numa fase de doença da minha mãe. Pior de tudo, é que eu, fui a intermediária disso, ao comentar com uma amiga sobre a doença da minha mãe, ela insistiu para que ela fosse procurar o pai dela que ela Pai de Santo. Mas isso já é outra história....conto mais tarde.
Enfim, eu mesma, não era espírita, muito menos católica, pois não frequentava nada, nem falava sobre religião em casa.
Voltando ao assunto da vigília:
Fiquei mais de 8 horas naquela igreja sem sentir o tempo passar.
A vigília começou às 20 hs e às 4 da manhã ainda não tinha acabado, mas eu preferi ir embora para poder trabalhar às 7 hs.
Nesta vigília, fiquei pasma diante de tantas coisas inusitadas.
Novas, diferentes, maravilhosas, incomuns.
A primeira coisa que vi, depois de alguns louvores e testemunhos realmente incríveis, foi o batismo com o Espírito Santo da minha filha.
Num dado momento, aquela menina, de 13 anos, levantou-se do banco e começou a falar numa língua totalmente estranha.
As frases eram longas e mesmo eu conhecendo fonética bem, não me parecia de origem latina, grega, anglo-saxônica, etc....
Era diferente de tudo que eu já ouvira.
Assim ela ficou por mais de uma hora. Cada vez que iria falar, levantava-se do banco e era como se estivesse falando para todos.
Ao mesmo tempo, outras pessoas, faziam o mesmo.
Depois fiquei sabendo que aquele era o momento da busca do batismo com o Espírito Santo.
Ela havia sido batizada e, segundo algumas pessoas comentaram depois, foi um batismo com fogo.
Eu não entendi nada, absolutamente.
Mas tudo bem, eu era uma pesquisadora, e aquilo seria pesquisado, sem dúvida.
Mais tarde, conversei com ela sobre o assunto e ela me explicou justamente isso. Era o batismo com o Espírito Santo e ela estava super feliz, pois assim, ela estava mais preparada e revestida do poder de Deus, contra dificuldades espirituais.
Este foi o momento mais marcante da nossa vida com Deus, pois a partir deste momento eu comecei a ler tudo que podia sobre a Bíblia, a própria Bíblia e pesquisei muito para entender melhor o que estava acontecendo nas nossas vidas.
Como este assunto é muito extenso, prefiro ir explicando por partes. Mas o objetivo principal desta postagem, é mostrar como a "cegueira espiritual" pode nos levar a cometer grandes erros nas nossas vidas, desvirtuando a vontade de Deus para cada um de nós que nada mais é do que a felicidade plena e a paz interior.
Prometo dar continuidade ao assunto e explicar como passei a ter discernimento do Espírito a partir do momento em que a "ficha caiu" junto com as vendas dos meus olhos espirituais.
Parece pouca coisa, mas fez toda a diferença em decisões importantíssimas da minha vida e da vida da minha família.
Gente,....Deus fala mesmo.
Um beijo no coração de todas.

....................................................................................................................................................
Segunda postagem:

A principal busca do homem é a descoberta da origem da vida e, por consequência, a existência ou não de um Deus, criador de tudo isso que nos cerca.
São tantos enigmas que jamais foram descobertos, tantas perguntas sem respostas, tudo em torno dos motivos pelos quais existimos e onde estaria Deus nisso tudo...
Então, lá fui eu pra Bíblia, ler tudo que podia. Quando eu digo tudo, é tudo mesmo. Pouco a pouco, fui lendo e pedindo discernimento a Deus para abrir minha mente e fazer entender o que ela transmitia. Lembro que ainda aos 18 anos, tive que estudar teologia durante o primeiro ano de um curso de Psicologia na PUC do RJ. Eu aproveitava a viagem longa da Tijuca até a Gávea para ir lendo os capítulos ensinados pelo padre e, quanto mais lia, mais me enrolava. Ficava irritada com aquilo e dizia pra mim mesma que tudo aquilo era um absurdo, inútil e cansativo.
As palavras não faziam sentido algum pra mim. A dificuldade em entender uma linha sequer me deixava tensa e com mal humor. Imagine então, ter que compreender para fazer redações sobre determinados assuntos.
Era um sofrimento total.
Tudo que o padre falava na aula, não representava coisa com coisa para mim. Eu estava, como se diz na gíria, cheia daquilo tudo.
No entanto, muitos anos depois, lá estava eu, comprando uma Bíblia de estudo, para poder entender alguma coisa, furungar os detalhes, tentar entender nas entrelinhas, absorver o que estava por trás de tanta dificuldade.
Lembro da minha filha falando que não adiantaria nada eu comprar a Bíblia mais explicativa, detalhada, se não pedisse antes de lê-las, discernimento a Deus para compreender aquelas mensagens.
Então era isso!!! Esse era o segredo!!!
Pois bem, comecei a orar antes de ler qualquer passagem bíblica. Orava mesmo. Falava bem assim: Deus, se é a Sua vontade que eu aprenda algo de Ti, se é verdade que você vive na pessoa do Espírito Santo, embora a gente não Te veja, me dê discernimento espiritual (que sei que é um dom), para enteder cada palavra que eu vou ler aqui neste livro que dizem ser a Sua boca falando conosco.
E assim fiz. Ano após ano, lia e relia tudo. Desde gênesis até apocalipse. Algumas passagens mais longas, cheias de detalhes, não me cansavam mais. Ao contrário, era como se tivessem tirado dos meus olhos uma venda. Eu era cega e não sabia. E pior, me achava a tal. A sabichona.
Que sabichona, que nada. Era cega, perdida, e sem Deus. Isso sim.
O mundo espiritual se abriu à minha frente, coisas que eram insignificantes se tornaram muito importantes. Cada passagem, falava bem dentro do meu coração.
Cheguei a sentir arrepios certos momentos, quando entendia algo que era um mistério anteriormente para mim.
Era como se eu tivesse comprado um par de óculos de leitura de terceira, quarta, quinta, dimensões.
Tudo mudou a partir daí. Minha vida era uma coisa e passou a ser outra totalmente diferente.
Passei a enxergar através dos olhos de Deus. Nunca me esquecia de orar antes de ler e Ele respondia a cada pergunta complicada minha, durante cada leitura.
Eu fazia prova de Deus todo o tempo.
A melhor parte era quando Deus me respondia com uma brincadeira, e eu entendia perfeitamente bem.
Contarei uma passagem dessas:
Meu filho é dislexo, então ele sempre falava Salomão ao invés de Salmão (quando queria se referir ao peixe). Salomão, personagem bíblico muito conhecido, foi um homem extremamente sábio, porque ao invés de pedir bens materiais a Deus, pediu apenas sabedoria.
Deus deu a ele uma sabedoria acima do normal e ele tem na Bíblia 3 livros que ele escreveu durante a sua vida: Cantares, Provérbios e Eclesiastes.
Então, um dia, fui acompanhar um grupo de oração num monte aqui da cidade, junto com um Pastor de jovens, e os tais jovens da igreja Metodista daqui.
Ali, todos oramos muito, falamos com Deus, pedimos respostas a várias coisas. Deus me deu visões importantes que passei para todos e depois, descemos o monte e eu conversando com meu marido falei: só uma coisa não entendi. Não tive discernimento quando Deus me mostrava uma fileira de carroças, todas vazias e na última, tinha uma moenda onde rodavam roupas, sapatos, pessoas, tudo sendo amassado.....estranho, muito estranho...
E, continuamos a caminhar até em casa. No meio do caminho, Deus me mostrou um dois pares de garfos e facas, com dois pratos com salmão dentro.
Claro!!! Estava claro agora pra mim. Deus está fazendo uma analogia e mostrou o salmão para que eu entendesse que, ao chegar em casa, eu lesse Salomão.
Cheguei em casa, orei a Deus e abri a Bíblia.
Abri a página exatamente em Eclesiastes onde Deus falava, "vaidade, tudo é vaidade".
Ahhhhh, agora sim entendi a moenda....Deus mostrou que passaria toda a vaidade existente na igreja por uma moenda e isso, metaforicamente representa que aqueles que vivessem de forma diferente daquilo que Deus ensina quanto à vaidade, estariam amassadinhos da silva.
Essa foi uma das mensagens mais engraçadas que Deus me mostrou através de visão.
(visão ou revelação é um dom que Deus nos dá para ajudar as pessoas, avisar, ou admoestar).
Esse é o nosso Deus, brincalhão, pai, poderoso, amoroso, carinhoso, amigo e sempre presente para os que dependem única e exclusivamente Dele.

Há uma grande diferença entre você dizer que ama a Deus e pedir ajuda a santos, anjos, imagens, budas, entidades, cristais, pedras, terra, fogo, etc....e você dizer que ama a Deus e falar com ele diretamente, sem nenhum desses amuletos inúteis.
Só há um caminho entre você e Deus: Jesus Cristo.
Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por Ele.
Jesus não morreu: ressuscitou. Ele voltou e nos deixou o Espírito Santo de Deus.

Quando usamos outros intermediários para chegar a Deus, estamos contrariando o que o próprio Deus nos ensina na Bíblia.
Mas isso é assunto para a próxima postagem.
Um beijo a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...